Blog
SOBRE MAMA E DIAGNÓSTICOS
Por que tem que apertar tanto a mama na mamografia?
13 de Março de 2017

Já é mais do que sabido que toda mulher deve fazer mamografia anualmente a partir dos 40 anos. Mas é realmente difícil entender como um exame tão rotineiro e tão importante seja ainda tão desconfortável. As queixas são muitas e frequentes: “Mas por que tem que apertar tanto?”, “Não existe nada mais moderno não?”, “Pode apertar menos?”. Respondemos a essas e a outras perguntas parecidas quase que diariamente num consultório de mamografia…

No entanto, sinto informar, mas a resposta é: sim, tem que apertar; e sim, esse ainda é o melhor exame de rastreamento para câncer de mama!

A mamografia foi se modernizando com o tempo: de alta resolução passou a digital e depois a digital com tomossíntese; mas a compressão adequada das mamas ainda é fundamental para a qualidade da imagem e para a interpretação do exame.

As mamas são compostas de tipos de tecidos diferentes (gordura, tecido fibroglandular, ligamentos, vasos, etc) e uma boa compressão ajuda a dissociar esses tecidos, reduzindo a sobreposição de estruturas para que o médico radiologista consiga interpretar adequadamente. Além disso, é também através da compressão que se consegue uma imobilização adequada das mamas para que o exame não saia tremido. Dessa maneira se evita que o exame tenha que ser repetido ou que a imagem “borrada” leve a erros diagnósticos. Por último, quanto maior a compressão, maior a uniformização dos tecidos e a redução da espessura das mamas, diminuindo a dose de radiação necessária.

Por tudo isso, não tem jeito… tem que apertar mesmo. Mas lembre-se: cada exposição dura somente alguns segundos. Passa rápido! E se pensarmos que é somente uma vez por ano e que um exame bem feito pode salvar uma vida, fica mais fácil e menos sofrido aguentar.

E aí? Já fez a sua mamografia anual? Vamos lá?

Acreditamos que para ACERTAR no alvo tem que olhar no olho e ouvir a história de cada cliente.
Precisão é a certeza da QUALIDADE dos nossos serviços.
Precisão é a ORIENTAÇÃO que tranquiliza uma família inteira.
Precisão é RESPEITO por quem merece o nosso cuidado.
Top
×