Blog
SOBRE MAMA E DIAGNÓSTICOS
Por que a mama dói?
16 de Janeiro de 2016

Uma das perguntas mais frequentes das pacientes que fazem exame de mama é “por que a mama dói?”. Muitas vezes esse é o principal motivo que leva a paciente à clínica para realizar um exame de mama. A dor na mama incomoda e preocupa a maioria das mulheres, por medo que ela represente um sintoma de câncer.

Segundo a literatura, cerca de 70% das mulheres têm ou terão dor na mama em alguma fase da vida. A dor costuma ser mais intensa na adolescência, melhorando na vida adulta e pouco expressiva na pós-menopausa.

A dor na mama pode ser contínua ou não, pode variar de intensidade, ser bilateral ou unilateral e pode acometer um local específico da mama com mais intensidade. Costuma variar com a fase do ciclo menstrual, sendo mais intensa no período que antecede a menstruação (no final do ciclo).

O câncer de mama contribui pouco ou quase nada para as causas de dor mamária. Somente cerca de 0,8 a 2% dos casos de câncer de mama resultam em dor para a paciente, esses são a exceção. Então, para simplificar, costumamos assumir que geralmente o câncer de mama não dói.

Mas, então, por que dói?

Dói por diferentes e variados motivos:

  • ciclo menstrual (justificado pela variação cíclica dos hormônios no tecido mamário);
  • uso de hormônios
  • influência do sutiã: mais apertado, mais frouxo, comprimindo as mamas, ou deixando-as mais pêndulas
  • cistos mamários (por distenderem e comprimirem o tecido)
  • dor ósteo-articular irradiada (coluna, costelas, ombro, etc)

Como vemos, a dor na mama é multifatorial e não deve ser uma causa de angústia e preocupação. Sentir dor na mama não quer dizer que tenha alguma doença.

Com ou sem dor, é importante continuar fazendo os seus exames de mama regularmente, segundo a orientação do seu médico, como sendo a melhor maneira de obter um diagnóstico precoce para o câncer de mama.

Acreditamos que para ACERTAR no alvo tem que olhar no olho e ouvir a história de cada cliente.
Precisão é a certeza da QUALIDADE dos nossos serviços.
Precisão é a ORIENTAÇÃO que tranquiliza uma família inteira.
Precisão é RESPEITO por quem merece o nosso cuidado.
Top
×