Blog
SOBRE MAMA E DIAGNÓSTICOS
O que é cisto mamário?
01 de Fevereiro de 2016

O achado mais comum na ultrassonografia das mamas é o cisto mamário. Cistos são dilatações saculares repletas de líquido, benignos na enorme maioria dos casos. Normalmente são múltiplos e bilaterais, esparsos no parênquima mamário. O cisto pode ser palpável e, nesse caso, a paciente sentirá um caroço na mama, que deve ser avaliado através da ultrassonografia a fim de comprovar a sua natureza cística (ao invés de sólida).

Os cistos são uma importante causa de dor nas mamas, já que geram compressão do tecido em torno e possivelmente até uma discreta inflamação, mas isso não deve ser um motivo de preocupação pois não reflete risco de câncer. Os cistos não precisam, portanto, ser acompanhados; eles aparecem e somem, podendo retornar ou não, crescer ou diminuir, sem relevância clínica. São mais comuns na idade adulta pré-menopausa já que sofrem influência do ciclo hormonal, mas podem ocorrer também após a menopausa, principalmente se a mulher fizer uso de medicação hormonal. 

Não há necessidade de tratamento específico, a menos que atinja um volume grande e gere muito desconforto. Nesse caso, a critério do seu médico, pode-se proceder uma punção com esvaziamento do mesmo a fim de aliviar os sintomas.

Acreditamos que para ACERTAR no alvo tem que olhar no olho e ouvir a história de cada cliente.
Precisão é a certeza da QUALIDADE dos nossos serviços.
Precisão é a ORIENTAÇÃO que tranquiliza uma família inteira.
Precisão é RESPEITO por quem merece o nosso cuidado.
Top
×